terça-feira, 1 de novembro de 2011

Europa - Irlanda, Inglaterra, Holanda, França e Itália

Coliseu - Roma / Itália
Aqui encontrará as dicas e detalhes para fazer o seu mochilão pela Europa...

Relato da viagem feita em Agosto de 2011 com Juan, Kelly, Thais e Kleber, meus amigos e companheiros de viagem! 


Planejamento do Mochilão pela Europa

                As recomendações dos países da união Europeia:

1 – Passagem de ida e volta (imprimir) e Passaporte (veja com muita antecedência);
Obs.: Não precisa de visto para Europa (União Europeia)!

2 – Seguro Viagem para o período de viagem no valor mínimo de 30.000 Euros, é obrigatório!
Recomendo www.mondialtravel.com.br, é o mais barato que encontramos. Facilmente adquirido via site, o comprovante é enviado para o seu email, você deve imprimir;

3 – Dinheiro não tem quantia estipulada, porém, recomendo levar um mínimo de 50 euros por dia em espécie + Cartão de Crédito Internacional, levar os comprovantes de compra do Euro e de limite do Cartão de Crédito Internacional (Não esquecer de desbloquear junto ao seu banco para compras Internacionais);

4 – Hospedagens: Será necessário reservar se não quiser ter problema na entrada, caso não fique feliz com a hospedagem perdera o dinheiro da reserva, porém, é necessária as reservas principalmente do país onde será sua entrada e saída, o policial ira montar um mini cadastro com os contatos de onde você se hospedará. Recomendo www.hostelworld.com , site de Albergues por todo o mundo, a qualidade varia de acordo com o preço, mesmo assim, surpresas podem acontecer em relação a conforto conforme relato no decorrer deste post;

5 – As passagens para o transporte entre os países, poderá ser comprada dentro do trem mais o preço triplica, o melhor é entrar diretamente na empresa de trem do país e comprar as passagens via internet, segue os sites:
Sites de empresas de trem retirados de: http://www.viagemeuropa.org/trem-europa

Obs¹.: Não recomendo utilizar agências de viagens para fazer o que você pode fazer por um preço muito menor, isso poderá significar que você terá recursos financeiros para conhecer mais lugares, na Europa o problema não é a locomoção, portanto, fará toda diferença a economia com agências para aumentar sua trip;

Obs².: Embora economize, é muito trabalhoso elaborar o planejamento e caso não queira ter esta árdua tarefa, faça o conhecido pacote que não terá trabalho algum, afinal, o mochilão por conta própria vem com o sofrimento que é inerente, mas vale a pena!

Obs³.: Existe vários artifícios para se hospedar em albergues, conhecer os pontos turísticos, viajar de trem, viajar de avião, recomendo que leia a toda a postagem:
 
Roteiro

                Importante levar em consideração com quem você ira fazer o mochilão e compartilhar cada peculiaridade dos locais e das pessoas, evite surpresas inconvenientes, pois,  não é prudente que depois de todo trabalho com planejamento e gastos, por uma tolice infantil terminar com a trip de todos, isso é valido para qualquer viagem.

Nosso roteiro:
1- Dublin, Ireland
Dublin, Ireland ->to-> Londres(Stansted-STN)
2- London, England
Londres(Stansted-STN) ->to-> Amsterdam(AMS)
3- Amsterdam, Netherland
Amesterdã,(St Pancras ) ->to-> Paris Nord
4- Paris, France
Paris,(CDG) ->to-> Itália,Milano(MXP)
5- Milano, Italy
Milano(Bergamo) ->to-> Rome (Ciampino)
6- Rome, Italy
Rome ->to-> Veneza(VCE)
7- Venice, Italy
Italy,Venece(VCE) ->to-> Dublin, Ireland
Return to Brasil in Dublin, Ireland

Transporte

               Nosso ponto de chegada e saída foi a Irlanda, onde tínhamos amigos morando e trabalhando, de lá partimos para Londres de avião, que de cara não recomendo fazer as viagens entre países pela Europa de avião devido a tensão dos aeroportos, revistas, entrevistas e policiais que no final acaba saindo o mesmo valor do trem, o motivo é que com certeza você excedera no peso das bagagens uma vez que os voos domésticos apenas permiti bagagem de mão, logo o mochilão não é permitido no bagageiro interno por causa do tamanho e para embarcar no bagageiro externo do avião é pago por fora, portanto, não faça nenhum tipo de viagem pela Europa de avião, a não ser, as extremamente necessárias como por exemplo entre Londres e Amsterdã que via terrestre-marítima seria muito cansativa e perderia muito tempo, mas preparasse para pagar para embarcar o Mochilão e pagar pelo menos uns 50 Euros a mais.
De Londres partimos para Amsterdã, de avião que conforme o que foi dito acima é mais prudente neste caso, porém, preparasse para entrevista na entrada em Amsterdã independentemente de já ter passado no primeiro acesso, muito provável por causa da quantidade de jovens que vão à busca do que lá tem em abundância, sexo e drogas.
De Amsterdã para Paris, seguimos de trem bala, que com certeza foi a melhor opção tanto em relação ao custo beneficio como pela praticidade. Deve se atentar que a passagem só é conferida quando o trem já está em movimento, portanto, confirme bem antes de entrar no trem.

                De Paris para Milão e de Milão para Roma fomos de avião que reitero é loucura, porém aprendemos com a lição numa próxima será somente de trem, de Roma para Veneza fomos de trem e já aviso, a vista na chegada em Veneza é sensacional, sendo mais um motivo para andar de trem.
                Voltamos de Veneza para Dublin de avião, por óbvio que aí seria necessário também, entretanto, sempre contando com o pagamento da bagagem extra. A ida e volta é comprada de um ponto único a não ser que utilize as milhas que não importa o valor, portanto, se não utilizou as milhas conte com esta última viagem de avião para o local de partida, no nosso caso era Dublin.
A estação de trem em Veneza da uma vista muito bonita de boas vindas...

Hospedagens
 
Recomendo!!!

            Em Dublin na Irlanda ficamos na casa de amigos que caso você tenha é sempre uma boa opção, mas se não tiver recomendo ficar próximo da rua Temple Bar no centro de Dublin, onde acontece o agito noturno nos vários bares da rua, o transporte público é bom, porém, funciona até um horário tabelado que não costuma ser depois das 23hs, ficando o táxi a única opção, por isso para economizar e evitar transtornos com taxistas fique no centro da cidade.

                Em Londres ficamos em um albergue muito próximo ao palácio Kesington, a localização era ótima, porém, o albergue foi com certeza um dos piores de todo o mochilão, parecia um puleiro o nosso quarto, muito abafado e a higiene do banheiro era muito ruim, também tinha um cara muito porco e fedido que piorou o ambiente. Este fizemos a reserva por um site diferente o nome do albergue é Smart Hyde Park View reservado por http://www.hostelsclub.com/hostel-pg-3900.html, reitero que não recomendo. Procure os albergues da rede St. Christopher’s que são muito bons:
St Christopher's Camden
48-50 Camden High Street, Camden NW1, London, England
St Christopher's Shepherds Bush Reviews
Belushis Bar, 13-15 Shepherds Bush Green., London, England
 Hospedagem tensa em Londres
 
                Em Amsterdã optamos por ficar em um hotel para lavar roupas (Cuecas e Meias), escolhemos o Formula 1, mas, apesar de ser aconchegante e tranquilo, fica longe do centro o que com certeza atrapalha muito, principalmente para quem quer ficar até altas horas perambulando pelo centro de Amsterdã, que sem dúvidas é uma cidade sensacional. Apesar de ficarmos longe do centro no Hotel Formula 1, a localização do mesmo fica muito próxima de um ponto turístico muito legal, são os moinhos de ventos da última parada do ônibus Zanndan Zchans, um passeio muito bacana, vou descrever melhor no tópico Pontos Turísticos. O melhor também é ficar em um albergue no centro de Amsterdã, outra vez recomendo a rede St. Christopher’s, busque pelo site da www.hosteleworld.com que é de confiança. 
Hotel Formula 1 - Amsterdã

                A hospedagem em Paris foi no albergue da rede St. Christopher’s, que recomendo, é um prédio que tem varias opções de acomodações, o melhor é ficar no quarto onde tiver menos camas possíveis e que o preço não seja tão alto, estávamos em 5 e ficamos em um quarto de 6 camas, acabamos ficando sozinhos,  por que um sul africano que estava no quarto pediu para mudar para o quarto da sua namorada, vale ressaltar, que o sul africano e a namorada americana eram muito legais e gente boa, isso é o melhor de ficar em albergues a galera é super receptiva a novas amizades. Tem uma balada no subsolo deste albergue muito boa e para quem não curtir é tranquilo porque tem acústica e fica em silêncio nos quartos, no mezanino tem a lan house e uma lanchonete onde fica disponível o café da manhã, ou seja, a localização é próxima do metro, mas não tão perto dos pontos turísticos, mas o metro Parisiense liga tudo a tudo.

St Christopher's Paris

159, rue de Crimee, París, França
Recomendo este albergue sem duvidas!

Ótimo Albergue! 
                A próxima parada foi em Milão, onde as opções de hospedagem barata são poucas e são hotéis, não encontrei opções de albergues. Nossa hospedagem em Milão foi no Hotel Alba, simples de donos Chineses, muito simpáticos e gentis e não tivemos problema com a higiene, ficaria novamente, porém, deixo claro é muito simples e Milão em época de férias (julho e agosto) parece uma cidade desabitada, mas fizemos passeio muito legais vou descrever no tópico Pontos Turísticos.

Hotel Alba

Viale Porpora 132, Milán, Itália
                Em Roma optamos pela opção de hotel com ar condicionado, forçados pelo casal que estava com a gente, foi a melhor opção sem dúvidas, já estávamos cansados por causa da quantidade de km (muitos) que tínhamos percorridos nas outras cidades, a opção do hotel com ar condicionado em Roma foi certeira!
           Roma faz um calor eu diria ao melhor estilo Pernambucano, ou seja, você pensa em alguns momentos que vai morrer de calor (é serio!), portanto, escolha opção independente de hotel ou albergue com ar condicionado, pois, depois de andar o dia inteiro no calor intenso do verão Romano, você precisara descansar muito bem, fator importante para você resistir o resto do mochilão com saúde.
                O Hotel Art Mary em Roma é muito bom em todos os sentidos inclusive a localização, fica a 100 metros da estação central, de onde sai também ônibus para fazer o tour pela cidade. Não é caro, super em conta.
Hospedagem em Roma

                Em Veneza novamente o calor era insuportável, porém, as opções são poucas de albergues e os hotéis são caríssimos, acabamos ficando no albergue da rede YHA, mas, como suspeitávamos a higiene é terrível o calor insuportável e pior a única opção é o quarto com 16 camas, não recomendo para quem procura um pouco mais de conforto, recomendo aos que procura ficar com a galera, ainda desafio você a achar outra opção que não seja muito cara e limpa em Veneza.

YHA Ostello Della Gioventu 

           
 Em Veneza vista privilegiada

                Finalizamos nossa trip em Dublin novamente na casa dos amigos, para no outro dia logo cedo embarcamos para o Brasil, contratamos um táxi que o pessoal brasileiro conhece para ir ao aeroporto no outro dia. 
             Deixo outra dica sobre transfers, não é necessário contratar esses serviços, pois, as cidades europeias são muito bem preparadas em infra estrutura (ônibus e metro) e as pessoas estão super acostumadas a conversar com turistas de todos os lugares do mundo, mesmo quando você utilizar aeroportos em conexões domésticas que mais uma vez reforço não é necessário os transfers, utilize o transporte público e caso esteja com pressa negocie um táxi.

Pontos Turísticos
 
Londres é sensacional!

                Na Irlanda/Dublin fique no centro que poderá ir passear todas as noites na rua Temple Bar, entrando e saindo dos bares e saboreando a Guinnes, Heineken e etc, recomendo o bar Bar Oliver St John Gogarty (http://www.gogartys.ie/pub/) que tem musica típica, inclusive com dança típica, é muito legal. Para o dia a cidade é muito bonita então vá andar pelo centro, bons lugares para visitar é a faculdade de Dublin e imperdível a visita ao Museu da Guinnes. Sempre procure os mapas de pontos turísticos distribuídos pela prefeitura gratuitamente, não tem necessidade de pagar por estes mapas.
Sim estava transmitindo jogo do nosso Brasil!

Bar Oliver St John Gogarty
                Na Irlanda não deixe de fazer a trilha pelos clifs, é lindo demais para mim um dos pontos mais bonitos da Europa, fica próximo de Port Howth se informe em pontos do governo de informações turísticas.

 
Clifs da Irlanda
               
                Em Londres os parques são sensacionais e para falar a verdade Londres para mim é a cidade mais completa de todas das que conheci na Europa, em relação a tudo, Se tiver pouco tempo que era o nosso caso, opte pelo ônibus que fazem o tour pela cidade e você pode subir e descer o dia inteiro do ponto de parada estipulado no mapa, a vantagem é que você ganha tempo e vai direto ao pontos turísticos, sem contar no visual do Bus com teto solar que ajuda muito para tirar fotos da cidade, aproveitando ainda para não ficar preso no metro no subsolo, afinal, metro não é  novidade.
Do barco no rio Sena...
 
Foto Clássica
Palácio da Rainha atrás!

               Em Londres se quiser ir ao museu Madame Tousaim (Museu de Cera), se prepare para filas enormes e demoradas, mas visitar este museu não é opção você deve ir que é muito bom. Andar de barco pelo rio Tamisa também é outro ótimo passeio, ainda por cima é baratinho e se comprar o tour de Bus já está incluso, sem contar nas visitas clássica ao Big Ben e ao palácio da Rainha, porém, não pare de andar pelo centro da cidade que é linda e muito segura, não tivemos tempo de ir ao museu de Londres que dizem ser um dos mais imponentes de todo o mundo, mas fica para uma próxima, ainda  não deixe de visitar os parques que são muito bem planejados, cuidados e estão por todos os lados.
Foto com as estrelas no museu Madame Tousaim (Museu de Cera)
                Por todas as cidades turísticas da Europa tem a opção do aluguel de bikes com o cartão de crédito, é uma ótima opção, porém, terá que encontrar os postos para encostar caso queira descer no ponto turístico, acabamos por não utilizar, mas a opção é muito interessante.

            Chegando à Holanda/Amsterdã provavelmente você ficara assustado se for de avião, um dos motivos é ser entrevistado novamente e o outro é o tamanho do aeroporto, um dos maiores do mundo e o maior da Europa, mas quando chegar ao centro de Amsterdã logo entenderá o motivo de tanta procura a cidade, além do que dizem sobre sexo e drogas, que sim faz parte do cardápio, você terá também uma ótima impressão na chegada devido a quantidade de bikes, irá visualizar um estacionamento de bikes e não de carros, sem contar no estilo das ruas do centro, que sem duvidas é contagiante.  
Passeio de barco por Amsterdã
Estacionamento em Amsterdã é de bikes!

               Para mim Amsterdã é para perambular pelas ruas, entrar e sair nos coffes, bares e de brinde fazer um passeio pelo rio de barco, que é muito bonito e barato, sendo ótima pedida com certeza, em compensação tem os museus que preferimos não ir devido à fila e por já estar com a agenda lotada de museus das outras cidades. Atenção não tente tirar fotos das garotas de programa na Red Light se não quiser apanhar, não vimos ninguém apanhando, mas também ninguém estava tirando fotos, além de que tinha uns caras de olho no topo dos prédios! Decidimos ir visitar os moinhos de vento que ficavam muito próximo ao Hotel que ficamos, apenas duas estações para trás, e sem dúvidas foi uma ótima escolha, além dos moinhos tem a casa onde vendem os queijos fabricados ali, tem uma mini lanchonete dos produtos ali fabricados, que de brinde você será atendido por lindas meninas loiras de olhos claros e em perfeita condições físicas (resumindo: muito bonitas e gostosas!), mas vale a pena para todos, veja pelas fotos.
Andar sem rumo em Amsterdã combina!
 Moinhos de vento
 Queijo bom demais da conta!!!

                Em Paris chegamos via trem bala e pegamos o metro, que por sinal é muito pior que o paulista só ganha na questão extensão, a impressão é que toda esquina tem uma estação de metro. Os Passeios são os clássicos: Museu do Louvre, após sair do Museu siga a pé em sentido do Obelisco e ande pela Chanps de Elise até o Marco do Triunfo; siga para Torre Eiffel, poderá ir a pé, mas fica um pouco distante, a outra boa opção para chegar a Torre é o metro. Após subir na Torre até o ultimo piso desça e faça o passeio de barco pelo rio Sene, é barato e muito bacana para tirar boas fotos, após estes passeios recomendo ir até a catedral de Notre Dame, é linda, vale muito a pena. Se ficar no albergue do St. Christoper’s que ficamos ficará do lado de um lindo rio. Você precisara de pelo menos dois dias para fazer todos esses passeios.
Louvre
 
 Obelisco
 Triunfo
 De cima da Torra Eifel
Ai está ela...

                Milão que para uns é ainda a capital da moda para mim me pareceu um local onde não tem crises financeiras, afinal, o mês de agosto lá as lojas fecham e as pessoas tiram férias mesmo em meio ao tormento financeiro vivido pelo resto do Mundo. Um lugar para uma passagem de no máximo dois dias, visitamos a igreja catedral DUOMO que para mim é a mais bonita de todas que vimos pela Europa, aproveitamos e fomos a loja da Ferrari e seguimos de metro para o Estádio San Ciro do Inter e do Milão, tem visita monitorada e ir para Europa e não visitar um daqueles estádios seria muito mal, e sim o estádio é tudo aquilo que a TV mostra, é sensacional. Atenção na Itália não é permitida entrada nas Igrejas de shorts que cobrem apenas acima do joelho e blusinhas que deixam os braços totalmente visíveis, você terá que comprar lenços que os imigrantes vendem caso queira entrar.
Duomo a igreja mais bonita (é linda demais)!!!

 San Ciro (Da Inter e do Milan)
Loja da Ferrari em Milão (Bons preços e Bons produtos)

            Roma de país a cidade, para cidade com país em seu centro, ou seja, o Vaticano é um país independente no centro da cidade romana. Assim como disse Roma é diferente e o seu legado está lá ainda, por isso vá visitar o Palatino de manhã e compre o ingresso que da acesso ao Coliseu também, não pegara fila no Palatino para fazer esta compra, enquanto isso no Coliseu a fila para compra é enorme, está dica lá você vai entender que fará toda diferença, a caminhada no Palatino e Coliseu devido ao sol será cansativa por demais, por isso compre água e um chapéu que será muito útil, depois vá para o centro perambular nos pontos clássicos como Fontana di Trevi e etc. No outro dia vá cedo ao Museu do Vaticano, que é muito melhor do que o Louvre na minha humilde percepção,  ande muito lá, a tarde vá a capela de São Pedro, indo a tarde não vai pegar filas para entrar, você vai se surpreender, pois, é muito pequena e terminará a visita na capela em menos de uma hora. Atenção:  Os almoços barato na Itália, pois, o preço da bebida é sempre absurda, em Roma encontramos lugar bom para comer, mas também lugar ruim, assim como toda Itália, portanto, um brasileiro sofre demais por questão de alimentação, preparasse por que a comida (inclusive a pizza) é ruim e o tempero é terrível.
Coliseu
 Fontana di Trevi
 Museu do Vaticano vale muito a pena ir!
Preferimos não subir essa escadaria, 40ºC na cabeça!

            Em Veneza andar pela cidade já é um grande barato, pois, o transporte público é fluvial e a cidade tem um estilo semi-igual, porém, os pontos turísticos estavam extremamente sujos e mal cuidados, sem exceção e em contra partida não parava de chegar navios de cruzeiros carregados de turistas e $$. O passeio para quem está de casal de gôndola é caro, acima de 80 euros então se prepare, como não era meu caso e já estávamos meio cansados de barcos e tudo mais, preferimos só contemplar, o transporte público já era de barco então sem carência de passeio de barcos. O sol e calor são incessantes nesta região da Itália muito parecido com Roma, como era a última cidade, já estávamos totalmente esgotados e completando 30 dias de caminhadas não tem quem aguente, ficamos mais em descanso do que andando, mas a cidade é linda e vale a pena conhecer, porém,  não dedique mais do que dois dias para Veneza, para que não se transformar em tédio.
 Veneza realmente é linda!
 Charme
Meditando...

Segue relato resumido em fotos no vídeo abaixo:
Vídeo do mochilão de Jeferson, Juan, Kleber, Thais e Kelly pela Europa.
 Espero ter ajudado e que você tenha gostado do passeio que acabamos de fazer juntos pela Europa...

Por Jeferson Nascimento
Relato da viagem feita em Agosto de 2011 com Juan, Kelly, Thais e Kleber meus amigos e companheiros de viagem! 

Aos amigos feitos no roteiro um grande abraço e que nossas amizades se eternizem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...